Nossa História

APRESENTAÇÃO

O Movimento de Irmãos surgiu por inspiração do Espírito Santo, iluminando Monsenhor Bernardo José Krasinski que o fundou em junho de 1970. O objetivo específico do Movimento de Irmãos é santificar os casais em sua família e por meio dela as famílias da paróquia.

ORIGEM

O MOVIMENTO DE IRMÃOS teve origem na Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, em Curitiba, no início de 1970, quando o então Pároco Monsenhor Bernardo José Krasinski (de saudosa memória) idealizou um meio de formar, inicialmente em sua própria Paróquia, uma comunidade de irmãos entre os moradores daquela região, a qual se interessou pelos problemas comuns a todos, tentando encontrar uma forma de amenizá-los e, quem sabe, até resolvê-los.

Movimento de Irmãos

HISTÓRICO

Primeiro encontro do Movimento de Irmãos

O Primeiro Encontro foi realizado nos dias 26, 27 e 28/06/1970 na Casa de Retiros Nossa Senhora do Mossunguê, tendo a participação, entre Sacerdotes, Dirigentes e Convidados, de 120 pessoas.

Para este Encontro, e até que os dirigentes se firmassem, foi preciso que alguns casais pertencentes ao Cursilho da Cristandade e Movimento Familiar Cristão, muitos deles paroquianos e amigos do Monsenhor Bernardo, colaborassem com palestras e experiência de vida.

Após o sucesso do Primeiro Encontro, os participantes entusiasmaram-se tanto pela nova forma de viver e agir, que procuraram trazer a esse convívio seus parentes e amigos, voltando assim aos primeiros tempos do cristianismo, onde os pagãos diziam das comunidades cristãs: “Vede como se amam”.

Com o decorrer dos Encontros, sentindo a necessidade de uma abertura, Monsenhor Bernardo estendeu o Movimento às outras Paróquias, para que também conhecessem aquela nova e palpitante dimensão do cristianismo.

Após o falecimento do Monsenhor Bernardo, em 06 de março do ano de 1975, o MOVIMENTO DE IRMÃOS passou a ser um órgão oficial da Arquidiocese de Curitiba, estando perfeitamente integrado dentro da hierarquia da Igreja, e com inúmeras paróquias filiadas, vivendo em unidade as mensagens do Evangelho.

A imagem a seguir, que representa o Rosto de Cristo, deu origem a identidade visual do MOVIMENTO DE IRMÃOS.

Usada pela primeira vez no ano 1971, foi guardada por 42 anos e presenteada para a Coordenação do Movimento de Irmãos pela Conselheira Deolinda, viúva do saudoso Levi.

Primeiro encontro do Movimento de Irmãos